O poder legislativo do Presidente da República | Blog Ronaldo Bastos [68]

Todo mundo sabe que o Presidente da República possui poder, mas de que tamanho é esse poder? Qual a relação dele com o poder do parlamento? Como a opinião pública (a imprensa, a mídia alternativa e o próprio povo) pode interferir no tamanho deste poder? Por que, em determinadas situações, escolher um ministro de um partido aliado é melhor que escolher um tecnocrata, ou seja, uma pessoa especialista na área?

Se você conseguir responder a essas perguntas terá várias pistas do tamanho do poder do Presidente…

Mas é claro que é possível fazer isso de forma mais profissional. A ciência política tem defendido que uma das melhores formas de medir o poder presidencial é analisar a sua taxa de sucesso legislativo, ou seja, a relação existente entre o número de iniciativas apresentadas pelo Executivo e a quantidade que de fato é aprovada.

Se você se interessa por este tema e quer saber como se mede o poder de um presidente, confira o infográfico que eu preparei exclusivamente para o leitor do blog.

Antes do infográfico, preciso dar 2 informações adicionais:

1. Os presidentes de sistemas parlamentaristas têm maiores taxas de sucesso legislativo do que nos sistemas presidencialistas (SAIEGH, 2009);

2. Esses 10 fatores agem sempre em conjunto, de modo que em alguns países e a depender das circunstâncias alguns fatores são mais determinantes que outros.

infografico_1o-formas-de-medir-o-poder-presidente

BLOG SUSTENTADO PELOS LEITORES. Se este post lhe ajudou, ajude financeiramente o blog a produzir conteúdos de forma independente. Clique no botão abaixo para doar qualquer valor😉

donate-pt

Anúncios

Deixe uma resposta