Visita à exposição dos 190 anos da Faculdade de Direito do Recife | Blog Ronaldo Bastos

Agora a pouco tivemos um feriado forense no dia 11 de agosto, que muitos atribuem ao “Dia do Advogado”, quando na verdade é o dia de inauguração dos cursos jurídicos no Brasil. De fato, em 11 de agosto de 1827 um Decreto de D. Pedro I criou duas Faculdades de Direito. Uma em Olinda, que depois se transferiu do Mosteiro de Olinda para o Recife, dando origem à Faculdade de Direito do Recife, e outra em São Paulo, que originou a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Vejam o início do Decreto:

Dom Pedro Primeiro, por Graça de Deus e unanime acclamação dos povos, Imperador Constitucional e Defensor Perpetuo do Brazil:

Fazemos saber a todos os nossos subditos que a Assembléia Geral decretou, e nós queremos a Lei seguinte:

Art. 1.º – Crear-se-ão dous Cursos de sciencias jurídicas e sociais, um na cidade de S. Paulo, e outro na de Olinda, e nelles no espaço de cinco annos, e em nove cadeiras, se ensinarão as matérias seguintes:

[…]

Pois é. Para comemorar os 190 anos, a Faculdade de Direito do Recife organizou uma exposição com obras raras, que vai até o dia 31 de agosto. Os destaques são as que tratam da história da faculdade, como a já clássica obra de Clóvis Beviláqua, e também aquelas que procuram explicar a chamada “Escola do Recife”, que foi um destaque entre as escolas de pensamento brasileiras.

bevilaqua

Destaque também foi a exposição de um diploma da época.

diploma
Foto: Ronaldo Bastos

***

BLOG SUSTENTADO PELOS LEITORES. Se este post lhe ajudou, ajude financeiramente o blog a produzir conteúdos de forma independente. Clique no botão abaixo para doar qualquer valor ou deposite diretamente na minha conta: Ronaldo Carvalho Bastos Junior, Banco do Brasil, Agência 3056-2, Conta Corrente 20.605-9, CPF: 066.268.414-16😉

donate-pt

 

 

 

Deixe uma resposta