Trump promete deportar 200 mil salvadorenhos até 2019

Uma das principais bandeiras da candidatura de Trump foi a questão dos imigrantes. A ideia parecia um renascimento da doutrina Monroe, “A América para os americanos”, só que apenas para os yankees mesmo.

Seguindo esta linha, a Secretaria de Estado americana anunciou no dia 8 de janeiro deste ano o fim da permissão de permanência para milhares de salvadorenhos (cerca de 200 mil) que vivem no país há pelo menos dez anos. Os imigrantes terão 18 meses para conseguir uma permissão legal ou abandonar o país. Assim, até 9 de setembro de 2019 eles terão que sair, sob pena de deportação.

Essas permissões foram concedidas pelos EUA em caráter humanitário, após dois abalos sísmicos terem destruído o país, deixando, inclusive, 1.200 mortos.

O governo americano alega que após uma “cuidadosa e extensa avaliação” sobre a atual situação de El Salvador, foi concluído que “as condições originais causadas pelos tremores já não existem” e, por essa razão, a permanência temporária foi encerrada.

Ocorre que El Salvador se tornou, ao longo dos últimos anos, um dos países com maior índice de assassinatos no mundo, integrando  o chamado “Triângulo do Norte”, junto com Honduras e Guatemala. As três nações vivem uma crise de violência, com a atuação de gangues e facções criminosas criadas por imigrantes em Los Angeles e deportadas dos EUA nos anos 1990.

Mesmo assim, aparentemente a situação não tem mais volta para os salvadorenhos, apesar das críticas à decisão por parte de instituições humanitárias e organismos de direitos humanos. Mas os salvadorenhos não são os primeiros a perder o status de permissão temporária nos EUA. Em novembro, cerca de 50 mil haitianos tiveram o mesmo programa encerrado. E os hondurenhos também estão sob ameaça de perder a permanência.

O blog irá acompanhar a situação dos cidadãos desta nação centroamericana.

***

COMO CITAR ESTE POST

BASTOS, Ronaldo. Novo atentado na Colômbia dificulta as negociações de paz. In: Blog Ronaldo Bastos: discutindo problemas de estado. Disponível em: http://ronaldobastosjr.com.br/2018/02/12/trump-promete-deportar-200-mil-salvadorenhos-ate-2019. Acesso em: [ponha a data].

***

BLOG SUSTENTADO PELOS LEITORES. Ajude financeiramente o blog a produzir conteúdos de forma independente. Clique no botão abaixo para doar qualquer valor😉

donate-pt

 

Anúncios

Deixe uma resposta