I ENCONTRO UNINASSAU CONTRA A INTOLERÂNCIA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA INSCRIÇÕES E SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

A Coordenação do Curso de Direito do Centro Universitário Maurício de Nassau, unidade Recife, no uso de suas atribuições e de acordo com o disposto no regulamento do curso, torna pública a realização do I ENCONTRO UNINASSAU CONTRA A INTOLERÂNCIA com a temática: “A intolerância e o discurso de ódio: reflexões necessárias a uma formação humanística”, bem como, convoca todo corpo discente para apresentação de trabalhos vinculados à temática em questão.

I-                   DO EVENTO:

I ENCONTRO UNINASSAU CONTRA A INTOLERÂNCIA é um evento organizado anualmente pelo Centro Universitário Maurício de Nassau, UNINASSAU- Recife, que se encontra em sua primeira edição. O tema para o ano presente será: “A intolerância e o discurso de ódio: reflexões necessárias a uma formação humanística”.

O intuito é apresentar aos alunos os debates contemporâneos acerca da temática proposta, incentivando-os à produção científica.

As palestras ocorrerão no Auditório CAPIBA, localizado no bloco C da UNINASSAU, ocorrendo nos turnos matutino e noturno, das 09h00 às 11h30, e das 19h00 às 21h30, no dia 06 de novembro de 2018.

As apresentações dos trabalhos ocorrerão no turno da tarde das 14h00 às 17h00, no dia 06 de novembro, em sala e horário a ser definido pela coordenação do curso, dentro do período de realização do evento.

II-               DO OBJETO:

Constitui objeto do presente edital a seleção para oportunizar aos discentes espaço para apresentação oral e apresentações em banners de trabalhos sobre intolerância e discurso de ódio e suas repercussões jurídicas a partir de uma perspectiva humanística, bem como debater suas pesquisas com membros do Poder Judiciário, do Ministério Público, advocacia pública e privada, pesquisadores e corpo docente, os quais apresentarão os enfoques mais atuais sobre a matéria na práxis cotidiana dos Bacharéis em Direito.

III-               DA SUBMISSÃO DE TRABALHOS:

A submissão de trabalhos para apresentação no I ENCONTRO UNINASSAU CONTRA A INTOLERÂNCIA obedecerá às seguintes regras:

    1. Do endereço para envio – os trabalhos a serem apresentados deverão ser enviados para o e-mail: trabacademicos.uninassaurecife@gmail.com, tendo como assunto: SUBMISSÃO TRABALHO – Eixo Temático nº XX. (Especificar o eixo temático)– Apresentação (especificar se será oral ou banner).
      • As propostas deverão ser submetidas em forma de resumo até o dia 20 de outubro de 2018, contendo: nome do(s) autor(es), até quatro autores, instituição a que é filiado, título do trabalho. Em seu corpo deve conter: objetivo, metodologia e resultados (se for o caso). O texto deve conter até 300 palavras. O artigo completo entre 10 e 15 laudas deverá ser entregue fisicamente, em via impressa, na recepção do curso de Direito, unidade das Graças, até o dia 31 de outubro de 2018, contendo: título, autor(es), resumo, introdução, desenvolvimento da pesquisa (podendo ser colocado em subtítulos ou tópicos), considerações finais e referências bibliográficas.
      • Formato: Word, Fonte: Times New Roman, Letra 12, Alinhamento Justificado, obedecendo as normas da ABNT.

Linhas de Pesquisa: temáticas referentes à intolerância e o discurso de ódio visto em suas possibilidades transdisciplinares, desde que tangentes ao Direito. Os trabalhos devem ser enquadrados dentro dos seguintes eixos temáticos:

Eixo Temático 01 – Democracia, Direitos Humanos e Intolerância

Eixo Temático 02 – Discurso de ódio, intolerância e repercussões no Direito Penal

Eixo Temático 03 – Discurso de ódio, intolerância e repercussões no Direito Civil

Só poderá apresentar o trabalho o autor ou um dos autores que comprovarem inscrição no evento, que deverá ser feita através do extensao.uninassau.edu.br, mediante a entrega de 2kg de alimento não perecível, no horário comercial, até o dia 05 de novembro de 2018.

As propostas podem ser enviadas em coautoria de até quatro pessoas, mas só receberão o certificado de apresentação os que efetivamente comparecerem e apresentarem no dia estabelecido.

IV-             REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

Ser aluno da graduação ou da pós-graduação devidamente matriculado no curso em Direito de qualquer instituição de ensino superior; profissionais da área jurídica; docentes do curso em Direito.

  1. DO JULGAMENTO DOS TRABALHOS:

A seleção dos trabalhos aptos a serem apresentados será realizada pela Comissão Julgadora do I ENCONTRO UNINASSAU CONTRA A INTOLERÂNCIA, presidida pela coordenadora do curso de Direito da UNINASSAU, Maria Amélia Giovannini Calado, relatada pela coordenadora adjunta do curso de Direito, Ana Paula Azevêdo, integrada pelos professores Angelika Veríssimo, Anna Priscylla Prado e Arthur Albuquerque (Democracia, Direitos Humanos e Intolerância), Fernando Alves, José Roberto Castro e Maria Julia Leonel (Discurso de ódio, intolerância e repercussões no Direito Penal), Clara Pontes, Yani Herculano e Renata Andrade (Discurso de ódio, intolerância e repercussões no Direito Civil), integrantes do corpo docente da UNINASSAU – Recife.

VI-                    DO RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO:

O resultado do processo seletivo será divulgado no blog do Curso de Direito e no quadro de avisos da UNINASSAU-Recife no dia 22/10/2018, bem como informado por e-mail aos autores dos trabalhos selecionados:

VII-                     DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS E DA CARGA HORÁRIA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES:

O tempo de apresentação de cada trabalho é de 10 minutos.

As apresentações ocorrerão durante o I ENCONTRO UNINASSAU CONTRA A  INTOLERÂNCIA, no turno da tarde do dia 06 de novembro, conforme disposição que será disponibilizada após a divulgação da lista final de trabalhos aprovados.

Os alunos inscritos e que tenham seus trabalhos aceitos para exposição oral receberão certificado e apresentação de 20 horas de atividades complementares (aplica-se a todos os alunos em caso de coautoria). Cada expositor disporá de até dez minutos para a apresentação, no horário a ser designado pela Comissão Julgadora, nos painéis do evento.

    1. DISPOSIÇÕES FINAIS:

A inscrição dos candidatos implica a aceitação dos termos deste edital.

Os casos omissos serão decididos pela Presidência da Comissão Julgadora.

O presente edital entra em vigor na data de sua publicação.

Recife, 03 de outubro de 2018.

MARIA AMÉLIA GIOVANNINI CALADO

Coordenadora do Curso de Direito

ANA PAULA AZEVÊDO

Coordenadora Adjunta do Curso de Direito

Anúncios

Deixe uma resposta