E-book: “A origem da família, da propriedade privada e do Estado”, de Friedrich Engels

Este e-book faz parte da série GUIAS DE LEITURA, produzida pelo Blog Ronaldo Bastos.  O objetivo é facilitar o entendimento do livro A origem da família, da propriedade privada e do Estado”, de Friedrich Engels.

Existem muitas propostas que visam explicar o surgimento do Estado. Dentre elas, uma já clássica é a interpretação econômica realizada por Marx e Engels, que o localiza em uma data muito distante da formação do Estado Moderno (europeu). Neste GUIA DE LEITURA, vou tentar reunir os principais argumentos desta corrente, que tem o seu melhor desenvolvimento no livro de Friedrich Engels intitulado “A origem da família, da propriedade privada e do Estado”.

A tese central de Engels é que a derrocada da família primitiva, epicentro da economia de subsistência, organizada e regida por grupos de interesses comuns, ligados por laços de parentesco garantidores de uma sobrevivência geralmente harmoniosa (tanto nas relações do homem com o meio ambiente quanto nas relações intra-humanas), deu origem a uma sociedade produtora de excedentes, valorizadora do comércio e do acúmulo de riquezas e tomada por conflitos distributivos, sociedade esta que formou o Estado.

O E-book está dividido em 5 capítulos e possui 20 páginas.

Clique aqui para acessar o e-book.

Deixe uma resposta