E-book: “O fim do poder”, de Moisés Naím

Este e-book (11 páginas) faz parte da série GUIAS DE LEITURA, produzida pelo Blog Ronaldo Bastos.  O objetivo é facilitar o entendimento do livro O fim do poder”, de Moisés Naím.

Naím nasceu em 1952, é economista e já foi ministro de Estado na Venezuela, além Diretor-Executivo do Banco Mundial. Entretanto, notabilizou-se como escritor e colunista, além de, a partir de 1996, ser o editor-chefe da famosa revista Foreign Policy. Seus escritos de política e economia internacionais, política externa americana e as consequências da globalização são bastante elogiados pelos especialistas nestes temas e agora o autor possui  um canal no YouTube, o “Efecto Naím“. Autor de best-sellers, como “Ilícito“, que ganhou o prêmio de melhor livro de 2005 pelo The Washington Post e foi traduzido para 18 idiomas, em 2013 ele publicou “O fim do poder”, que adquiriu sucesso imediato pela crítica. 

Este GUIA está dividido em três partes. Na primeira parte vou me dedicar a explicar a concepção e as formas de exercer o poder, além de mostrar o porquê, segundo o autor, o poder ficou grande; numa segunda parte vou mostrar que hoje o poder ainda é grande, mas o seu exercício é cada vez mais contestado por atores que, juntos, exigem a sua dispersão, e isso por causa de três revoluções (do MAIS, da MOBILIDADE e da MENTALIDADE); por fim, na terceira parte vou refletir sobre as consequências positivas e negativas da dispersão do poder, além de tecer leves críticas às soluções que o autor adota para resolver os problemas tratados no livro.

Clique aqui para acessar o e-book.

 

Anúncios

Deixe uma resposta