BLOG DE ADVOGADO [4]: ESCREVER PARA LEIGOS (DICA 2)

 

 

Olá, Jovem Jurista!

No post passado, mostrei uma primeira forma de escrever para seus futuros clientes. Hoje quero mostrar uma segunda:

Você pode aproveitar eventos populares para explicar ao seu avatar qual a decisão deveria ser tomada. E aqui você não necessariamente deve se manifestar sobre um caso concreto real, pois isso poderia lhe render alguns problemas com o Tribunal de Ética e Disciplina da OAB.

Minha sugestão é que você aproveite alguma cena de novela para debater problemas jurídicos relevantes ao seu público. Um advogado especialista em questões previdenciárias pode refletir sobre direitos da amante ao salário do seu companheiro que acabou de falecer. Advogados trabalhistas podem refletir sobre assédio moral. Advogados criminalistas podem debater a violência doméstica contra mulher etc.

Uma objeção que você pode me fazer é que você, nobre advogado, não assiste a novelas.

Bom, se você se recorda eu lhe falei que o advogado deve conhecer o seu avatar. Se o seu avatar assistir novelas você também deverá vê-las. Se o seu avatar assistir esportes você também deverá fazê-lo (como o caso do advogado especialista em direito desportivo). Se o seu avatar não sai das redes sociais você deverá dedicar um tempo a isso (advogados especialistas em direito digital). E por aí vai.

A regra é que você entenda o ambiente em que o seu avatar está inserido, pois assim você o entenderá melhor e, por conseguinte, produzirá conteúdos mais úteis a ele, ao mesmo tempo em que estes conteúdos lhe darão mais autoridade.

Anúncios

Deixe uma resposta