Qual a diferença entre Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido?

Em tempos em que o Reino Unido está na mídia por causa do Brexit, muita confusão está sendo feita nas transmissões da Televisão. É muito comum serem confundidas Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido.

Se você é daqueles que gosta mesmo é de “mitar”, já vou lhe dizer:

A Inglaterra é um país europeu.

A Grã-Bretanha é uma ilha que compreende a Inglaterra, a Escócia e o País de Gales.

E o Reino Unido é uma entidade política que une os países da Grã-Bretanha e a Irlanda do Norte.

INGLATERRA

Como eu disse, a Inglaterra é um Estado localizado na Europa, cuja capital é Londres e foi, durante muitos anos, um grande império colonial.

GRÃ-BRETANHA

A Grã-Bretanha é uma região que engloba territórios de três países, que não são completamente independentes.

A Grã-Bretanha é a maior ilha entre as Ilhas Britânicas e a maior ilha da Europa, por isso recebeu o nome de “Grã”.

Ela compreende a Inglaterra, a Escócia e o País de Gales.

A Escócia e o País de Gales não são totalmente independentes, embora tenham alguma autonomia em relação às questões internas, de modo semelhante à autonomia que estados possuem em relação à união nos sistemas federativos.

REINO UNIDO

O Reino Unido é uma união política que compreende os países da Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia e País de Gales), mais a Irlanda do Norte e algumas pequenas ilhas.

Mais conhecido internacionalmente como UK – United Kingdom, ele é um “estado soberano” formado por quatro países: Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales , chamados de “nações constituintes” do Reino Unido.

Os quatro países formam uma entidade – e é a entidade como um todo que integra organizações internacionais, como a União Européia e as Nações Unidas.

Esse Estado soberano foi criado em 1801, quando unificaram o Reino da Grã-Bretanha e o Reino da Irlanda, criando o Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda.

Na década de 1920, porém, a Irlanda do Sul se tornou independente e adotou o nome República da Irlanda, e desde então seu nome passou a ser Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte.

Sua capital é Londres e seu chefe de Estado atual é a Rainha Elizabeth II.

O primeiro-ministro e o Chefe de Estado são os mesmos.

Nas grandes questões de governo, como política econômica, quem manda é o Parlamento. Mas Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte também têm assembleias nacionais, com certa autonomia para tratar de questões mais locais, como saúde.

A moeda oficial de todos os países é a Libra esterlina (£);

Apesar da Escócia e Irlanda também terem línguas próprias, a língua oficial de todos os países do Reino Unido é o inglês.

Cada país possui sua própria capital, porém o Reino Unido tem Londres como capital política.

Em 2014, a Escócia realizou um plebiscito para se tornar independente do Reino Unido, mas a população recusou (55%).

É isso. Espero que esse conteúdo tenha servido para você.

 

 

Anúncios

Deixe uma resposta